contato@datasafe.com.br
(11) 3723-3299

Menu

Confusão entre adolescentes e seguranças em shopping tem 1 ferido

Vídeo feito por cliente mostra confusão no sábado (19) em Ribeirão Preto.

Fonte: Do G1 Ribeirão e Franca
23/03/2016 20h02 - Atualizado em 23/03/2016 20h08

       http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/03/confusao-entre-adolescentes-e-segurancas-em-shopping-tem-1-ferido.html


Um tumulto envolvendo um grupo de adolescentes dentro de um shopping na zona sul de Ribeirão Preto (SP) terminou com uma pessoa ferida na noite de sábado (19). Imagens divulgadas nesta quarta-feira (23) mostram o momento em que os seguranças tentam conter a ação dos jovens, que partem para agredi-los. Segundo o Ministério Público, cinco menores foram identificados e deverão ser punidos.

Um boletim de ocorrência por rixa e dano ao patrimônio foi registrado e o caso é investigado pelo 4º Distrito Policial. Em nota, o Ribeirão Shopping informou que a situação foi controlada pela segurança do empreendimento e que os envolvidos foram encaminhados às autoridades competentes.

Tumulto na noite de sábado A confusão foi filmada por clientes que estavam no shopping. Nas imagens, um jovem de blusa azul discute com um segurança e o agride com um soco no rosto. O homem reage, mas não o alcança e recua. Os outros seguranças tentam conter a situação e o mesmo rapaz parte para cima do grupo. A confusão aumenta e os seguranças correm em direção aos jovens envolvidos no tumulto.

De acordo com o promotor de Justiça Naul Felca, cinco adolescentes foram identificados e poderão ser punidos por danos ao patrimônio público e crime de rixa, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  "O que deve ser deixado muito claro não é o fato de ter acontecido no shopping, mas o fato de terem sido praticados atos infracionais que vão repercutir no âmbito da infância e juventude, como aconteceria em qualquer outro lugar", diz. Felca afirma que a ação dos seguranças também será investigada. "Percebendo qualquer excesso, qualquer abuso, aqueles que repreenderam a ação também poderão ser submetidos aos vigores da lei."Cinco adolescentes envolvidos na confusão foram identificados pela polícia (Foto: Reprodução/EPTV)

Adolescentes em situação de risco Esta não é a primeira vez que confusões envolvendo adolescentes são registradas no Ribeirão Shopping. Em dezembro do ano passado, uma briga envolvendo um rapaz de 19 anos e dez menores terminou com uma pessoa ferida. Todos foram detidos pela polícia. Em março de 2015, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, chegou a proibir a entrada de menores de 13 anos desacompanhados dos pais no Ribeirão Shopping e no Shopping Santa Úrsula, aos finais de semana, para inibir os "rolezinhos".

Entretanto, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) interpretou que houve violação aos direitos da criança e do adolescente em face dos interesses econômicos dos estabelecimentos e derrubou a decisão. Nesta quarta-feira, o juiz de Ribeirão Preto afirmou que a portaria baixada na época levou em conta o potencial risco oferecido aos próprios adolescentes. "Para mim esta situação é muito preocupante, porque esses movimentos, ainda que expressem um eventual direito de liberdade, acontecem num contexto de muito tumulto e de muito perigo", diz.

O juiz propõe que os estabelecimentos analisem formas de atuação em conjunto entre a Polícia Militar, o Ministério Público e os lojistas para garantir a segurança nos centros comerciais. "Como eu já dizia na época e enfatizo, nós ainda vamos ver situações mais sérias acontecerem se não for coibida a ocorrência deste tipo de movimento", destaca.

Publicado em: 28/04/2016 19:09:52

Mapa do Site

Endereço
R. Dr. Clóvis de Oliveira, 258
Morumbi
São Paulo - SP
05616-130

© 2016 | Datasafe - Todos direitos reservados